Sua Postura Mental está correta?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Antes de mais nada precisamos entender o que é Postura Mental. Postura Mental é como você se posiciona perante qualquer situação. Por exemplo, quando você vê uma pessoa pisando na faixa de pedestres, e você está dirigindo, como você pensa? Será que você pensa: “Que cara mais folgado! Quem ele pensa que é para atrapalhar o meu caminho?” Ou será que você pensaria: “Preciso ficar atento àquele pedestre, parece que ele quer atravessar. Vou ajudá-lo, reduzindo e parando antes da faixa, assim os outros carros atrás de mim farão o mesmo e ele poderá atravessar em segurança.” Além disso, qual a atitude, ou Postura Mental, você considera o mais correto? Entendeu? Postura Mental então é como você se posiciona mentalmente diante de algo, situação ou pessoa.

Agora que estamos alinhados quanto a este conceito, vamos ao nosso cerne: a sua Postura Mental está correta? Se você está apenas começando no mundo dos concursos, saiba que é muito importante aprendermos a perceber, entender, classificar e escolher as nossas psoturas mentais. Como no exemplo acima, existe a postura mental correta e a incorreta, ou mesmo prejudicial. Sócrates, 5 séculos antes de Cristo, já afirmava “Conhece-te a ti mesmo.” Mas, por que  ele afirmava isto? Ele percebeu o quão importante é identificarmos posturas mentais corretas e adotá-las, e como é importante, igualmente, identificar as ruins e eliminá-las de nossas vidas, para sermos pessoas melhores.

Vamos a outro exemplo, agora relacionado à nossa vida prática, ou seja, aos concursos! Vamos supor que você esteja almejando uma vaga para Escrevente Técnico Judiciário, que exige só o nível médio e oferece um excelente salário. Imaginemos também que você já tenha prestado para este cargo, umas duas vezes, mas em nenhuma das vezes você teve êxito (lembre-se: só passa em concurso quem não desiste!). Então, você fez uma análise dos seus resultados anteriores e simulados e percebeu que você sempre zera em matemática. E você percebe também que, se conseguisse pelo menos 3 pontinhos a mais, você conseguiria ficar entre os últimos classificados, mas de qualquer forma você já conseguiria ir para a prova de digitação e, até quem sabe, empossar (já que podem ocorrer mudanças nos orçamentos dos tribunais e eles aumentarem o número de vagas após a realização do concurso). Ora, a prova de matemática têm 5 questões; se você acertasse pelo menos 3 delas, você aumentaria tremendamente a sua chance de chegar lá, já que você já estudou bastante para todas as outras matérias do edital. Então, qual o problema? Não é só estudar Matemática? Ah, mas existe um problema! Você odeia Matemática! Este é o seu grante problema, você não vai bem nesta matéria por causa da sua Postura Mental diante dela. É isso que você precisa corrigir. Vocè precisa amar matemática.

Mas, como você faz isso? Bem, geralmente a origem de posturas mentais erradas surgem, muitas vezes, de preconceitos difundidos entre a população. Por exemplo: “… a matemática é uma matéria muito difícil…” (não é difícil!!); ou então: ” vou fazer Administração ou Direito para fugir da matemática…” (não há como fugir da matemática, ela faz parte da nossa vida!) Quando você acredita nestas frases, o que você está fazendo na prática? Você está se auto-sabotando! Todas estas frases devem ser jogadas fora e substituídas por outras, mais positivas, saudáveis e verdadeiras. Por exemplo: “…se eu repetir bastante estes exercícios, eu conseguirei entender este ponto da matéria, e se tornará fácil…” E assim por diante. O segredo é sair substituindo os pensamentos negativos pelos pensamentos positivos, mas, claro, estes devem fazer sentido para você, é um exercício de busca de entendimento da postura mental correta ou do pensamento positivo a ser adotado.

Você perceberá o quanto a sua vida se tornará mais fácil. Outra postura mental incorreta que vale a pena ser comentado, já que atrapalha a vida da maior parte das pessoas, por se bastante comum e difundido entre a população, devido, provavelmente, aos quadrinhos e desenho animado “Garfield” (aquele gato amarelo, preguiçoso e gordo!). Claro, a culpa não é só dele, mas ele tem uma boa parte da culpa! A postura incorreta é: “Eu odeio segunda-feira.” Ou entao, “Não vejo a hora de chegar o final de semana” (isso, geralmente, na manhã de segunda-feira!). Ora, o que estas pessoas estão fazendo ao cultivarem estas posturas mentais incorretas? Simples! Elas estão criando sofrimento para elas mesmas. Elas passam a semana toda esperando pelo final de semana (ou seja, sofrendo com uma ansiedade tremenda por durante 5 dias da semana, para ficar sem fazer nada por 2. Além disso, a ansiedade nunca constrôi nada!). Perceba que esta postura mental só causa sofrimento. A postura mental correta que você deve adotar é: “Eu amo a segunda-feira! Eu amo cada dia da semana, e cada dia da semana é especial so seu jeito, pois cada coisa deve estar dentro do seu tempo.” E, assim, você aumentará, não só a sua performance no que quer que seja, mas também, e mais importante, a sua qualidade de vida. Lembre-se de Sócrates: “Conhece-te a ti mesmo, torna-te consciente de tua ignorância e será sábio.” Esta frase não chegou até nós, 25 séculos depois, à toa. Ela chegou até nós porque pode mudar a nossa vida, se bem compreendida, para muito melhor.

Facebook Comments

Comments

comments

Facebook Comments