Aqui é o Guilherme do site Dicas Sobre Concursos e nesse artigo eu quero falar para você sobre uma excelente técnica de estudo, talvez a melhor técnica de estudo que existe atualmente. O grande erro que muitos concurseiros cometem é tentar seguir tudo aquilo que todos estão fazendo! Se todos estão apenas estudando por apostilas e livros, isso não quer dizer que você precise fazer o mesmo. Se você realmente quer ficar na frente da concorrência terá que buscar uma maneira de se destacar.

Usar as questões de concurso para estudar é uma técnica de estudo que poucas pessoas costumam colocar em prática, mas também é uma dica que muitos aprovados em concurso nas primeiras colocações colocam ensinam.

Leia esse artigo até o final, pois vou te explicar melhor como funciona esse estudo por questões de concurso!

Método tradicional de estudo

A verdade é que o método tradicional de estudos tem se mostrado pouco eficiente. Apenas ler o conteúdo do livro ou apostila não vai fazer você acertar as questões na hora da prova. Você vai apenas decorar algumas coisas, mas muitas outras ficarão esquecidas na sua memória. Eu digo que esse método é pouco eficiente, pois já foi constatado em pesquisas que a leitura é uma das técnicas de estudo que menos contribuem para a memorização.

Por outro lado, a técnica da resolução de questões foi eleita uma das mais efetivas, junto com a prática distributiva (que é estudar várias matérias em um dia).

Novo Método e mais Efetivo

Estudar por questões de concurso é um novo método e muito mais efetivo. Quando você começar a estudar pelas questões de prova, verá que a banca possui uma forma muito similar de cobrar várias questões, mudando apenas o texto delas. Através desse raciocínio é possível que você acerte várias questões usando a mesma lógica.

As bancas organizadoras de concurso não costumam ficar sempre inventando novas questões, muitas vezes elas pegam questões de provas anteriores e cobram em novas provas. Estudando por questões você aumenta muito a chance de chegar na prova e encontrar alguma questão que já foi resolvida por você durante seu treino diário de questões.

Piloto automático

Além de entender como a banca cobra as questões, você vai ativar em seu cérebro o “piloto automático”, ou seja,  de tanto resolver questões iguais ou parecidas, você vai bater o olho na questão e já saberá a resposta dela. Isso já aconteceu comigo diversas vezes e consigo ganhar muito tempo resolvendo diversas questões com esse piloto ligado. A verdade é que isso funciona também como uma maneira de revisão através de questões.

Faltando um mês para a prova: o que fazer?

Se alguém chegasse para mim hoje e falasse: “Guilherme, eu tenho apenas um mês de estudo até a data da minha prova, o que eu faço?”

Eu diria para ela jogar no lixo quase todos os seus livros e apostilas. Em um mês será praticamente impossível aprender todo o conteúdo. Dessa forma, eu indicaria pegar todas as questões anteriores do concurso que ela vai prestar e resolver, pelo menos, 3 vezes cada questão. Se ela fizer isso, a chance de ir bem na prova será muito maior do que passar um mês lendo o conteúdo.

Para finalizar, eu fiz um artigo em meu blog dando dicas da ESAF Concursos, caso você queira ler basta clicar aqui!

 

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *